Fale com um consultor

Mensagem enviada!

Responderemos o seu contato o mais rápido possível. Obrigado!

Transformação da energia solar Blog

Energia Solar em Montes Claros

Em 1839, foi observado pela primeira vez o efeito fotovoltaico por Edmund Becquerel, com a exposição de dois eletrodos de prata num eletrólito à luz solar. A Energia Solar Fotovoltaica é a energia que provém da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico). O efeito fotovoltaico decorre de uma diferença de potencial, ou seja, uma região com maior número de elétrons e outra com menor número de elétrons nos extremos de uma estrutura de material semicondutor (Silício), produzida pela absorção da luz. A célula solar é a unidade mais importante do processo de conversão de energia solar em energia elétrica. No entanto a eficiência dessa conversão depende da radiação solar que incide sobre a superfície dessas células convertendo-as em energia elétrica.

Cada célula fotovoltaica é composta por duas chapas de metal sobrepostas. A primeira chapa é composta de silício dopada com fósforo (com a adição do elemento fósforo), passando a possuir elétrons extras regiões do tipo “n”, o que a deixa negativamente carregada (com elétrons livres). A segunda chapa, também composta de silício, é dopada com boro (com a adição do elemento boro), passando a possuir falta de elétrons (lacunas) região “p” e carregada positivamente. Com a incidência da luz solar, há o deslocamento de elétrons, visando a retirada dos elétrons extras da primeira chapa carregada negativamente e o preenchimento das “lacunas” na segunda chapa. Formando assim com o fechamento do circuito uma corrente elétrica, pois as duas partes da junção buscam o seu estado natural.

Uma célula solar individual de 100cm2 gera uma tensão nos seus terminais entre 0,5 e 1 V, com corrente típica em curto na casa dos miliampéres (mA). A tensão é baixa para a generalidade das aplicações, as células são colocadas em série nos painéis solares, com 60 a 72 células, gerando tensões DC de 30 e 36 v respectivamente. Os módulos fotovoltaicos podem ser montados individualmente ou montados em série e/ou em paralelo, de modo a obterem-se maiores tensões e/ou correntes, de acordo com as necessidades da aplicação. As placas ou módulos mais utilizados são os de 335 wp , esse valor de cada módulo é a potência em watts gerada diariamente por cada um deles.

Quer tirar alguma dúvida ou solicitar orçamento?

Fale agora com um consultor