Fale com um consultor

Mensagem enviada!

Responderemos o seu contato o mais rápido possível. Obrigado!

Energia solar fotovoltaica – composição do sistema Blog

Energia Solar em Montes Claros

Energia solar fotovoltaica – composição do sistema

A composição do sistema de energia solar fotovoltaico é  feita basicamente por placas de produção de energia (produzem corrente continua), inversor para converter a energia solar em energia que utilizamos em nossa casa (converte a corrente continua em corrente alternada), quadro para proteção dos equipamentos (chamado de String Box) e medidor bidirecional para fazer a leitura da energia produzida e consumida (fornecido pela concessionaria de energia). Abaixo a descrição de cada item para a composição do sistema:

1-Placas solares

As placas são compostas por um conjunto de células semicondutoras de eletricidade, assim quando a luz do sol incide sobre as placas fotovoltaicas, gera uma excitação nos elétrons presentes nas células criando assim uma corrente elétrica.

2-Inversor solar

O inversor eletrônico usado em sistemas fotovoltaicos, conectados à rede elétrica, tem como função básica converter a eletricidade de tensão e corrente contínuas (CC) em tensão e corrente alternada (CA), devendo atender aos padrões da rede elétrica local, ou seja, o inversor faz a leitura da rede elétrica e converte a energia com a mesma frequência da rede. Assim o sistema somente funcionará se tiver energia da rede alimentando o inversor.

3-Quadro de proteção (String Box)

O quadro de proteção ou String Box é um equipamento muito importante e tem a função de isolar o sistema fotovoltaico impedindo acidentes elétricos como curtos-circuitos, surtos elétricos e descargas atmosféricas.

A string box deverá conter as proteções e dispositivos de manobra, disjuntores, DPSs, fusíveis com alojamento seccionador, chave seccionadora, bornes de conexão adequados e interligações necessárias.

 4-Medidor Bidirecional

Para a instalação do sistema de energia solar residencial é necessário fazer a troca do medidor de energia convencional para o medidor com leitura bidirecional. Após a instalação de todo o sistema fotovoltaico a concessionária de energia (CEMIG) ira fazer a troca mediante a solicitação. A troca é necessária, pois a ANEEL exige que seja utilizado um medidor bidirecional (mede tanto a energia gerada quanto a consumida).

Quer tirar alguma dúvida ou solicitar orçamento?

Fale agora com um consultor